Cada vez mais os nomes "esteróis vegetais", "fitoesteróis" e "redução do colesterol" se associam em publicidades da televisão e nos media. Numa altura em que a preocupação com a redução do colesterol aumenta, apresentamos um estudo recente realizado com leite magro com esteróis vegetais, retirado do site www.spnutric.com, da Socieda Portuguesa de Nutrição Comunitária.
"13 de Novembro de 2007
A incorporação de fitosteróis em leite magro
fermentado é eficaz na diminuição dos níveis de LDL-colesterol em indivíduos com hipercolesterolémia moderada, revela um novo estudo Francês, publicado na American Journal of Clinical Nutrition.Boris Hansel e colaboradores, do Hôpital de la Pitié, Paris, verificaram que o consumo diário de leite magro contendo 1,6g de fitosteróis reduziu os níveis de LDL-colesterol em 8% após seis semanas.

O estudo tem implicações para a indústria de esteróis vegetais uma vez que, embora alguns alimentos com baixo teor ou isentos de gordura contendo fitosteróis estejam disponíveis no mercado, alguns estudos têm sugerido que a actividade redutora do colesterol está reduzida em tais formatos.

Os fitosteróis, moléculas semelhantes ao colesterol derivadas de plantas, são bem conhecidos pelos consumidores devido à sua capacidade, cientificamente comprovada, em reduzir os níveis de colesterol.
Vários ensaios clínicos em condições controladas têm revelado que o consumo diário de 1,5 a 3g de fitosteróis/fitostanóis nos alimentos reduz os níveis de colesterol total em 8-17%, representando uma redução significativa do risco de doença cardiovascular. No entanto, a maioria dos estudos focou-se em produtos com elevado teor de gordura como transportadores dos esteróis.
“O consumo diário de 1,6g de esteróis vegetais em leite magro fermentado reduziu eficazmente o LDL-colesterol em indivíduos com hipercolesterolémia moderada sem efeitos deletérios nos biomarcadores de stress oxidativo”, concluíram os investigadores.""
Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, Sept 2007, 87(3): 790-796.