terça-feira, 30 de outubro de 2007

Como se pode posicionar o nutricionista que comunica sobre ciência?

Tal como qualquer outra pessoa que comunique a uma população deve sempre adaptar a sua forma de comunicar às pessoas a quem se dirige, tendo sempre em conta a informação que têm sobre o assunto, o seu interesse pelo assunto e outros factores.
O papel do nutricionista nem sempre é imparcial. Para tomar a melhor decisão sobre como agir o nutricionista deve adoptar estratégias de modo a exercer a sua função, esclarecendo as pessoas sobre alimentação saudável, mas também tendo em conta outros factores, tanto políticos, económicos como sociais. Isto é importante para que este consiga ser confiável por parte da população e ao mesmo tempo consiga cumprir as suas funções como profissional.

Nos vários ramos da actividade de nutrição, os profissionais tomam posições diferentes para fazer chegar a sua mensagem. Por exemplo, um nutricionista clínico informa de maneira directa o seu público alvo, enquanto que um que trabalhe na indústria terá de se colocar em duas posições, tentando comunicar o que sabe sobre nutrição mas não fugindo aos princípios de mercado e da empresa.
Deste modo, ser nutricionista implica saber fazer uso e adaptar-se à ciência.

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