terça-feira, 16 de outubro de 2007

Corrente estruturalista vs corrente funcionalista

A comunicação sobre alimentação pode ser feita através de duas correntes de pensamento: a estruturalista e a funcionalista.
De facto, quando vemos televisão, por exemplo, deparamo-nos com diferentes modos de comunicar sobre os diferentes produtos alimentares. Alguns remetem-nos para um conceito social e cultural com referência à família, ao grupo de amigos ou aos prazeres da vida. É o caso das batatas fritas Lays, em que no próprio slogan é colocada uma imagem de uma família unida e sorridente. Esta é uma comunicação baseada na corrente estruturalista.

Por outro lado, existem anúncios em que predomina o apelo ao saudável e ao bem-estar, mencionando geralmente novas características do alimento ou dando ênfase às já existentes que o tornam mais saudável e recomendado. É uma estratégia com influência da corrente funcionalista. Por exemplo, a publicidade dos produtos da marca Becel é feita de modo a mostrar principalmente os benefícios deste produto para a saúde do seu coração.


Assim, de acordo com o alimento a promover e as suas características devemos ter em atenção qual a corrente mais adequada para o efeito.

1 comentário:

Pedro Graça disse...

As ideias chave estão todas aqui, contudo estão a produzir pouco. Tentem criar mais posts sobre os temas da aula ou sobre outros que, indirectamente, possam estar relacionados com a comunicação.