quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Quais são as estratégias utilizadas pela indústria na comunicação dos alimentos?

A estratégia utilizada difere consoante o tipo de produto alimentar que se quer comunicar. Por exemplo, um alimento que contribua benéficamente para a saúde é comunicado de forma diferente de um que se destine simplesmente a proporcionar uma sensação de prazer.
Neste tipo de comunicação, há que tentar concretizar certos objectivos como dar a conhecer as características do produto como seus efeitos no consumidor e também o seu modo de utilização de maneira que este seja eficaz. Do mesmo modo deve-se tentar fazer gostar do produto como por exemplo associá-lo a mascotes, personalidades, de modo a tornar a marca apelativa. É também importante fazer agir sobre o alimento, ou seja, incentivar as pessoas a usar o produto, dá-lo a conhecer à população de modo a torná-lo mais próximo e acessível.
Deste modo, consoante o produto que se comunica estes objectivos podem ser utilizados de modo diferente, de acordo com a "personalidade" do produto.


Iogurte Activia da Danone com Bifidus Acti regularis

Neste caso são fixados prazos de eficácia do produto bem como os seus efeitos positivos no organismo do consumidor.

Coca-Cola e o Pai Natal

Neste anúncio, reflecte-se o modo como a marca sempre foi associado ao longo dos anos à figura carismática do Pai Natal.

Adoçante Espiga para culinária 0% açúcar


Nesta publicidade, a marca incentiva o público à utilização do produto, fazendo-o agir ao fornecerem receitas e sugerindo vários modos de utilização.

2 comentários:

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente

Anónimo disse...

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